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Efeitos do treino a curto e longo prazo

 

(Speicher, U. / Nowak, S. / Schmithüsen J. / Kleinöder, H. / Mester, J., Universidade de Desporto Alemã de Colónia 2008; publicado em “medical sports network” 04/2007, entre outros.)

Objetivo do estudo

O objetivo do presente estudo foi comparar os métodos de treino de força clássicos com o treino dinâmico de EMS de todo o corpo, relativamente aos seus efeitos em termos de força e velocidade.

Metodologia

80 estudantes de desporto foram selecionados aleatoriamente em partes iguais, em grupos de treino clássico de hipertrofia, força máxima, rapidez e resistência muscular, o processo moderno para EMS de todo o corpo e vibração, bem como aos dois grupos mistos, EMS de todo o corpo/hipertrofia e vibração/hipertrofia.

Os grupos de treino clássicos trabalharam na flexão das pernas e extensão da musculatura das pernas em máquinas (Gym80), nos grupos respetivos, em 3 séries com vários pesos adicionais (30-90%, 3-15 repetições). Os grupos de EMS executaram passos laterais e flexão dos joelhos sem pesos adicionais (carga/intervalo de 6 segundos/4 segundos, frequência de impulso de 85 Hz, largura de impulso de 350 μs, impulso retangular bipolar (intensidade de 60%). A padronização foi através de biofeedback visual.

O treino foi realizado duas vezes por semana, ao longo de um período de 4 semanas. Foram realizados testes de entrada e de saída em máquinas de diagnóstico de forças, antes e depois do treino, bem como após uma fase de regeneração de duas semanas. As dinâmicas foram medidas através do desempenho (força x velocidade) com uma carga adicional de 40% e 60% em vários ângulos.

Resultados

Todos os tipos de treino de força conseguiram melhorar significativamente o máximo desempenho. A força máxima registou a maior melhoria, 16%, no grupo de hipertrofia, seguida de 9%-10% no de EMS. Apenas os grupos de EMS registaram uma melhoria significativa na velocidade. O desempenho de velocidade medido melhorou em cerca de 30% – significativamente mais do que os métodos clássicos (16-18%). Isto deveu-se aparentemente ao controlo direto da EMS de fibras musculares de contração rápida.

Os treinos mistos, como EMS e hipertrofia clássica, demonstraram as alterações típicas que resultam de dois estímulos de treino (um crescimento máximo de 7% em força e uma melhoria de 12% no desempenho).

As combinações dos procedimentos de treino clássicos e modernos podem, assim, originar novas e promissoras configurações de estímulos. Os efeitos a longo prazo da EMS em todo o corpo devem ser realçados em particular. As maiores melhorias no desempenho registaram-se após um período de regeneração de duas semanas.

Conclusão

Comparativamente aos vários tipos de treino para aumentar a força e a velocidade, o treino dinâmico de EMS em todo o corpo com o miha bodytec demonstrou ser um método de treino altamente eficaz. O treino EMS de todo o corpo foi o único método capaz de melhorar o desempenho desportivo máximo em velocidade de movimento. Além disso, os efeitos a longo prazo anunciados originam novas possibilidades na periodização dos treinos. Uma quantidade de EMS em todo o corpo, cuidadosamente doseada, juntamente com a execução dinâmica de movimento, representa uma configuração promissora para o treino de força e velocidade.

2017-07-12T10:56:13+00:00